LabJaca agora é Decodifica.
Decodificar: traduzir, compreender, converter, decifrar. Transformar o complexo em compreensível, o código em clareza. É isso que o Instituto Decodifica faz.
Sim, o LabJaca agora é Decodifica. Nossa identidade se renova, mas nossa essência permanece: transformar a realidade de favelas e periferias através do poder dos dados.
Sonhamos com um Brasil onde o CEP não define o futuro, onde a cor da pele não limita oportunidades. Um Brasil onde cada voz importa, onde cada história é valorizada.
Há quatro anos, nascemos na favela do Jacarezinho, em meio à pandemia. A crise da Covid-19 nos impulsionou a ir além, gerando dados, comunicando e mobilizando por soluções reais.
Existimos para ajudar a preencher essa lacuna de dados que moldam políticas públicas, muitas vezes distantes da realidade e dos saberes das periferias. Essa desconexão resulta em decisões ineficazes, recursos mal investidos e oportunidades perdidas para melhorar a vida nessas comunidades.
A nossa missão é promover transformação social a partir do protagonismo dos saberes periféricos e nos posicionar como referência do Sul Global na produção, articulação e coletivização de saberes a partir das periferias.
Isso se traduz em nossos estudos sobre gênero, meio ambiente e clima, segurança pública e tecnologia – pilares de nossa atuação –, sempre com a perspectiva de uma justiça racial que seja reparatória.
Impulsionamos narrativas de impacto, realizamos formações e fóruns locais, formando novos quadros e lideranças. Participamos ativamente de conferências nacionais e internacionais, disputando esses espaços para uma participação social mais ativa. Isso é uma pequena parte do que já fizemos coletivamente, e é só o começo.
Hoje, nosso desafio se expande. Através da geração cidadã de dados, vamos coletivamente desvendar problemas e propor soluções, nos conectando com favelas e periferias de todo o país. Juntos, imaginamos o futuro que queremos e partimos para construí-lo.